O Beco dos.png

Espetáculo

Composta por quatro gatos, um mendigo e um pianista de rua, a história se passa em um beco de uma grande cidade, que se torna um centro para analisar os diferentes individualismos, a não compreensão do outro e a dificuldade de diálogo entre os opostos. Mas com a chegada de uma grande construtora, que visa comprar o beco, e com o conhecimento do “que é teatro”, estes pequenos personagens se unem para combater a inevitável demolição de seu espaço, seu beco.

O Espetáculo realizou temporadas no Mube Nova Cultural e no Arena Cultural do Zoológico e foi apresentado em diversos Sesc´s e escolas da Grande São Paulo e outros estados. 

Trovadores.png

Intervenção

Um trupe de Trovadores conduzem a performance e utilizam de instrumentos como violão, sanfona, tambores e percussão para elaborar charadas e brincadeiras, por meio de músicas e cenas . Unindo teatro, música e literatura, a intervenção busca criar uma conexão entre a literatura, com seus personagens secundários ou antagonistas, e nossas vidas, fazendo-nos perceber que nem sempre uma história é feita só de protagonista.

A intervenção é uma homenagem aos grandes clássicos da literatura mundial. Com atores/músicos a ideia é trazer todo o universo dos antigos trovadores, artistas que passeavam pelas feiras e cidades improvisando e compondo cantigas e músicas.

A proposta é toda embasada na música, ela é o fio condutor para que o público adivinhe os personagens e de qual histórias eles pertencem. Quando o personagem é descoberto, o público ganha um trecho do livro, o que estimula o contato com as obras em si, além de um novo olhar sobre esses clássicos da literatura. 

A nova roupa.png

Espetáculo

O espetáculo conta a história escrita por Hans Christian Andersen, publicada em 1837. Em uma cidade governada por um Rei que tratava suas roupas como se fosse o único elemento importante do Reino, chegam dois estrangeiros, que são confundidos pelo Rei e sua corte com alfaiates profissionais e contratados para criar a mais bela roupa do Rei.

A proposta cênica conta com a irreverência marcante das máscaras expressivas, baseadas na Commedia Dell´Arte, nas músicas realizadas ao vivo, passeando por diversos ritmos brasileiros, e nos bonecos manipulados pelos próprios atores.

O espetáculo foi indicado ao prêmio Coca-Cola/Femsa 2009, nas categorias Melhor Texto Adaptado e Melhor Ator e realizou sete temporadas, com mais de 200 apresentações nos seguintes locais: SESC Vila Mariana, Teatro Folha, Teatro do Shopping Parque Dom Pedro (Campinas, SP), Teatro Paulo Eiró, Teatro Coletivo, dentre outros.

Circo das Fáculas.png

Espetáculo

A pequena Valentina, filha da camareira do “Circo das Fábulas” é apaixonada pelo picadeiro e pelos números circenses de seus amigos. O grande o problema: ela não é filha de artista e, portanto, deverá sempre ser a camareira da trupe, como foi sua mãe, avó e sua tataravó. Triste por não conseguir participar de nenhum número, ela vive ensaiando escondida da ranzinza Madame do Circo que a proíbe de ter contato com qualquer integrante de sua trupe, mantendo Valentina em seu lugar e a inibindo de realizar seus sonhos. Mas como qualquer grupo de artistas, o problema é sempre o dinheiro e, com a chegada de um viajante misterioso, que promete lotar o espetáculo na próxima noite, Valentina se vê diante de uma possibilidade para conquistar o coração de todos em uma belíssima performance.

É com essa história, com texto e músicas originais, que o Núcleo busca apresentar ao público um espetáculo que incentiva a luta e a conquista de nossos sonhos mesmo que nosso entorno nos diga para se acomodar em nossos lugares, passivos e inertes a mudanças.

Contos Clásssicos.png

Narração

O Núcleo Educatho traz para o público um apanhado de histórias que provavelmente todos já ouviram pelo menos uma vez. O foco é homenagear grandes escritores de histórias infantis que fazem parte do nosso imaginário, tais como: Andersen, Perrault, os irmãos Grimm e o brasileiro Luís da Câmara Cascudo. Cada dia um autor diferente e suas histórias.

 

Contos de Andersen

Homenageando o célebre escritor de histórias infantis Hans Christian Andersen o Núcleo Educatho conta duas histórias de seu repertório. A primeira chamada “A princesa e o grão de ervilha” narra as peripécias de um príncipe que quer encontrar uma princesa de verdade e a outra, “A Roupa Nova do Imperador”, conta a história de um rei que faz de tudo por uma roupa nova, até ser enganado por dois ilustres alfaiates.

 

Contos de Perrault

O Núcleo Educatho traz histórias do escritor Charles Perrault, conhecido autor de histórias infantis. Contamos  com “O Lobo e os Sete Cabritinhos” que conta a história da mamãe Cabra e seus filhotinhos, que precisam escapar das artimanhas de um lobo malvado e e com a história de “Riquete do Topete”, um jovem príncipe que nasceu com um estranho topete, mas muito inteligente.

 

Contos dos Grimm

Continuando com as homenagens aos grandes escritores de histórias infantis, agora chegou à vez dos conhecidos Irmãos Grimm. O Núcleo Educatho narra duas histórias do vasto repertório dos autores, são elas: “Rumpelstilskin” e “ O Alfaiate Valente”. A primeira conta a história de uma pobre princesa que acaba fazendo uma promessa para um terrível duende e a segunda fala sobre um corajoso alfaiate que sai pelo mundo contando suas ilustres façanhas.

 

Contos Brasileiros de Câmara Cascudo

O Núcleo Educatho traz duas histórias que foram coletadas por um dos maiores estudiosos da cultura brasileira, Luís da Câmara Cascudo, são elas: “A Moura Torta” e “Couro de Piolho”. Na primeira, contamos a história de um belo príncipe que ganha três laranjas mágica, e na segunda, narramos as peripécias de João para conquistar o amor de uma princesa teimosa.

 

WhatsApp Image 2021-01-14 at 14.14.45.jpeg